A seção a seguir aborda a questão do estabelecimento de prioridades estratégicas para programas de doação. Ela examina como as fundações têm selecionado as questões e o enfoque geográfico com a finalidade de obter impacto. Ela também explora a questão de como as fundações ajustam seus programas em resposta às novas necessidades e oportunidades.
- Exemplo 1: Desenvolvendo abordagens novas e inovadoras
Children and Youth Foundation of the Philippines - Exemplo 2: Reconsiderando as prioridades das doações
Equal Opportunity Foundation (África do Sul) - Exemplo 3: Ampliando prioridades em resposta a novas oportunidades e recursos
Foundation for Higher Education (Colômbia)
Identificando prioridades temáticas e geográficas para programas de doação
Resumo
|
Como uma fundação determina a natureza precisa e a extensão do seu programa de doação? A missão fornece a estrutura geral dos objetivos que a fundação deseja alcançar. O conselho, com o apoio da equipe, determina então como a fundação cumprirá sua missão com os recursos disponíveis ou com os que vai levantar. Às vezes, essa definição é obtida através de um processo de planejamento estratégico que envolve várias combinações de conselho, equipe e consultores externos. Quando a fundação está envolvida em eventos de agregação, eles podem servir de instrumento para identificar necessidades e desafios que não estejam sendo trabalhados no momento.
Algumas etapas da determinação de prioridades estratégicas
A seguir temos algumas das etapas executadas pelas fundações analisadas neste capítulo para determinar suas prioridades estratégicas.
Definir a política da fundação
O conselho e a equipe tomam decisões variadas que definem a política e dão forma ao programa de doações. Duas das decisões fundamentais tomadas pelas fundações analisadas nesta seção foram:
- Se e até que ponto a fundação executará seus próprios programas e como eles complementarão sua função de doadora
- Qual é a filosofia e a metodologia por trás das iniciativas de doação da fundação
Avaliação das necessidades
Conduzir uma avaliação das necessidades pode ajudar a fundação a decidir suas questões de prioridade estratégica. As fundações analisadas nesta seção perceberam que uma estratégia que se concentre na abordagem de questões específicas provavelmente terá um impacto maior do que uma estratégia que aborde uma ampla variedade de problemas. Uma avaliação das necessidades pode ajudar a determinar se um programa de doação terá ou não como alvo comunidades específicas como mulheres, crianças, jovens, indígenas, minorias étnicas ou vítimas de violação dos direitos humanos. A avaliação também pode ajudar a determinar as áreas geográficas onde podem estar localizadas as maiores necessidades e oportunidades. Ela pode também examinar como organizações (governamentais e não-governamentais) abordam essas necessidades e que medidas poderiam ser tomadas para aumentar sua eficácia. Finalmente, ela pode tentar fazer um levantamento de futuras áreas carentes e de falhas no fornecimento de serviços existente.
Contínua reavaliação das prioridades do programa
Para a maioria das fundações analisadas nesta seção, avaliar seus programas e seu progresso é parte importante e normal do seu trabalho. Essas avaliações podem apontar pontos fortes e fracos que vão, às vezes, sugerir novas prioridades para a fundação. Quando ocorrem mudanças significativas no panorama político, como a inauguração do governo democrático na África do Sul, as fundações podem reconsiderar as prioridades de seus programas. Foi o caso da Equal Opportunity Foundation (EOF), da África do Sul, que decidiu alterar as prioridades do seu programa devido às mudanças na área de financiamento ao setor sem fins lucrativos que ocorreram após as mudanças políticas. Outras fundações consideram que aumentos significativos em seus fundos disponíveis oferecem oportunidades de expansão do alcance temático e geográfico de seus programas de doação. Esse é o caso da Fundación para la Educación Superior (FES), da Colômbia.