Esta seção mostra dois exemplos do papel fundamental que as fundações podem desempenhar no fortalecimento da capacidade de seus beneficiários/parceiros através de assistência técnica e treinamento.
- Exemplo 1: Apoio para o desenvolvimento de organizações comunitárias
Social Change Assistance Trust (África do Sul) - Exemplo 2: Um programa de capacitação administrativa
Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (Brasil)
Por que se envolver com a capacitação?
Resumo
|
Através das doações, as fundações estão se empenhando para alcançar ambiciosos objetivos econômicos e sociais. O sucesso das doações se deve em grande parte à capacidade das organizações que elas financiam. No processo de selecionar organizações beneficiárias, as fundações fazem uma avaliação da capacidade que cada organização tem de implementar o programa ou projeto proposto. Especialmente quando as doações são concedidas a organizações comunitárias ou ONGs locais, a avaliação freqüentemente identifica áreas que poderiam ser fortalecidas para que a organização aumentasse sua eficiência e sua eficácia em alcançar objetivos. Dentre essas áreas estão as de administração interna, como contabilidade e técnicas de elaboração de relatórios e as relativas à necessidade de desenvolver técnicas para criar vínculos com outros setores e à necessidade de desenvolver fontes sustentáveis de financiamento.
Assim, várias fundações planejam intervenções específicas em programas para ajudar as organizações beneficiárias ou parceiras a fortalecer sua capacidade em áreas como técnicas de administração institucional e de programa, técnicas de comunicação, especialização em captação de recursos e em criação de parcerias com outros setores.
Como as fundações podem fortalecer a capacidade dos beneficiários/parceiros?
Duas estratégias gerais usadas para fortalecer a capacidade são a assistência técnica e o treinamento (através de workshops ou cursos mais longos). Algumas das formas pelas quais as fundações vêm convertendo essas estratégias em atividades são:
- Oferecendo, como parte de uma doação maior a uma organização, financiamento para o parceiro contratar assistência técnica em áreas como planejamento estratégico, desenvolvimento de equipe, captação de recursos e desenvolvimento do programa, realizar visitas a outras organizações e participar de cursos de treinamento, conferências ou estágios.
- Concedendo doações a organizações de apoio selecionadas para capacitá-las a fornecer assistência técnica e treinamento a um ou mais dos seus parceiros ou facilitar uma variedade de programas semelhantes de aprendizado entre parceiros.
- Mantendo sua equipe de profissionais com as habilidades necessárias para oferecer desenvolvimento organizacional e outros serviços de suporte técnico a organizações parceiras.
- Fornecendo incentivos financeiros a seus beneficiários/parceiros como, por exemplo, o Esquema de Incentivo à Captação de Recursos do Scat, para que desenvolvam habilidades em determinadas áreas estratégicas.
- Ajudando a conectar organizações da sociedade civil parceiras a fontes voluntárias de conhecimento técnico do setor empresarial privado em áreas como contabilidade e marketing.