Gerando Receita Através de Produtos e da Prestação de Serviços

Esta seção explora duas abordagens usadas por fundações para gerar recursos próprios.

  • Exemplo 1: Produtos com uma mensagem
    Child Relief And You (Índia)
  • Exemplo 2: Uma companhia de investimentos
    Kagiso Trust (África do Sul)

Qual é a função da receita gerada através de produtos e da prestação de serviços?

Ainda não são muitas as fundações que se utilizam de abordagens mercadológicas para gerar receitas que vão além do investimento da parte principal de seu fundo patrimonial. Isso pode estar relacionado ao cenário jurídico de alguns países que desestimulam as organizações sem fins lucrativos a competirem com as empresas, à falta de acesso a boas oportunidades e de habilidades empresariais ou a uma decisão estratégica por parte do conselho. Apesar disso, é cada vez mais reconhecido que a receita gerada através da venda de produtos, serviços ou propriedade intelectual pode ser uma fonte de financiamento e pode ajudar a expandir a base de financiamento de uma organização. Como os lucros das atividades empresariais não estão vinculados a programas em particular ou aos desejos dos doadores, esse dinheiro pode ser usado a critério da fundação e, portanto, representa um fluxo de receita muito desejável.

Por outro lado, tentar ganhar dinheiro é uma aposta. Para ganhá-la são necessários talentos e habilidades adequados e disponibilidade para se dedicar ao que é em si um trabalho em tempo integral. Além disso, a fundação deve identificar um nicho importante no qual possa ser competitiva. Ela deve estar preparada para se destacar em um ambiente empresarial. Para isso, precisa investir capital, tempo e esforço em suas atividades. O sucesso não é garantido.

Resumo

  • Um projeto bem-sucedido não precisa começar grande. A CRY nasceu da iniciativa de um indivíduo e de seus amigos de vender de cartões de felicitação para obter recursos financeiros para programas direcionados às crianças. Com base no sucesso da iniciativa, rapidamente eles levantaram mais fundos e cresceram ainda mais.
  • Uma equipe com conhecimentos empresariais é uma chave para o sucesso, mas pode ser difícil atraila para a fundação e mantêla. Tanto no caso da CRY como no da Kagiso, recrutar e manter uma equipe com alta capacidade empresarial foi um problema. A CRY tem lutado continuamente para manter as pessoas da equipe, que são atraídas pelos salários mais altos do setor privado.
  • A empresa deve ter objetivos e administração distintos. Ao criar um braço separado para a empresa com fins lucrativos, a Kagiso conseguiu se posicionar para competir com outras empresas desse tipo.

Como as fundações podem gerar receitas através de produtos ou prestação de serviços?

As fundações citadas nesta seção tiraram partido de algo que sabiam fazer bem. Elas tomaram emprestados conhecimentos do setor privado através de sua rede (conselho, equipe e voluntários) para iniciar ou participar de iniciativas de geração de receita. Alguns dos elementos de seus programas foram:

  • Tirar partido do conhecimento da equipe
  • Tirar partido de um nicho ou de uma ineficiência do mercado
  • Oferecer benefícios ou serviços específicos aos associados ou à clientela da fundação

Elas procuraram gerar receita através de práticas que também contribuíssem para o desenvolvimento de sua agenda social. Em alguns países, um pré-requisito para dedução ou isenção fiscal sobre o dinheiro ganho é demonstrar que essa condição é atendida. Quando a atividade proposta está mais próxima da missão organizacional, isso geralmente significa que a fundação terá mais acesso aos talentos, habilidades e recursos de que necessita para tornar sua missão lucrativa. Ela também será mais capaz de mobilizar o apoio de sua clientela se as pessoas acreditarem que a atividade comercial complementará os projetos sem fins lucrativos da fundação. Um inconveniente da adoção de abordagens que visam o lucro direcionadas à missão da fundação é que ela pode desviar recursos para atividades que são soluções menos eficazes para os problemas sociais com o objetivo de mobilizar novos recursos.

Que tipos de atividades geradoras de receitas foram implementadas por fundações?

Os tipos de atividades que uma fundação pode implementar serão tão diversificados quanto permitirem o ambiente legal e de mercado. Uma atividade óbvia é um programa de crédito. Algumas instituições como, por exemplo, a Fundación para la Educación Superior, da Colômbia, vêem os empréstimos e o crédito como um complemento lógico às doações, já que eles levam as ONGs parceiras a levantar fundos adicionais e a devolver o financiamento, que será então usado por outras ONGs.

Outra forma óbvia de ganhar dinheiro é produzir e vender um produto. A Child Relief and You (CRY) produz e vende cartões de felicitações que ela acredita que, além de produzirem receita, aumentam a conscientização do pÙblico sobre as necessidades das crianças indianas, o que é o seu objetivo principal. O caso da Kagiso Trust é bem diferente. A Kagiso dependia basicamente de uma Ùnica fonte de financiamento, a União Européia, que deixou de ser doadora quando seu principal objetivo social, o fim do Apartheid, foi alcançado. A fundação tinha, no entanto, um ótimo acesso a recursos humanos, que já eram muito procurados na África do Sul. Ela tomou como base o seu acesso a comunidades negras treinadas e educadas para criar um companhia de investimentos que iria ajudar a criar instâncias administrativas negras fundamentais para o setor privado, avançando portanto para uma nova etapa de seu trabalho de promover uma África do Sul justa.