Formulando Estratégias para a Mobilização de Recursos

Como são desenvolvidas as estratégias para mobilização de recursos?

    Resumo

  • Para captar recursos, é preciso ter recursos. É fácil subestimar o tempo, os recursos e as habilidades envolvidas não apenas na captação de recursos mas na manutenção de uma boa comunicação e um bom relacionamento com os doadores. A FDC, por exemplo, aprendeu que precisava de boas estratégias para reduzir seus custos e aumentar sua capacidade de comunicação.
  • Possuir uma base de recursos diversificada pode ajudar a prevenir os problemas causados pela perda de uma fonte Ùnica. O ditado diz para não colocar todos os ovos na mesma cesta. Da mesma forma, uma fonte Ùnica de financiamento pode produzir uma receita significativa durante um determinado tempo, mas sua perda pode arruinar a fundação. A DML começou a direcionar mais esforços para criar um fundo patrimonial e captar recursos de agências internacionais de desenvolvimento quando sua fonte principal de financiamento, a filantropia corporativa, foi ameaçada.
  • O sucesso dos programas da fundação está mais vinculado ao modo como os recursos são mobilizados que à quantidade de dinheiro captado. Os recursos captados por uma funda-ção representam um crescente compromisso com a ação por parte da sociedade. Por-tanto, ter um histórico consistente, parceiros fortes e um bom programa de divulgação foi essencial para as fundações citadas neste capítulo. No caso da FES, os serviços financeiros oferecidos a ONGs aumentaram sua capacidade de geração de receita e ao mesmo tempo ajudaram seus parceiros a gerenciar e aumentar seus próprios recursos.
  • As fundações captam recursos para alcançar três objetivos principais: financiar programas, operações e construir fundos patrimoniais. As fundações levantam fundos para usálos em prol do impacto social que planejam causar. Como doadoras, elas pretendem e prometem obter esses fundos para financiar uma comunidade-alvo ou resolver um problema. Para desempenhar efetivamente esse papel, elas devem ser capazes de cobrir suas despesas e investir na captação de novos recursos. A longo prazo, um fundo patrimonial garantirá a sustentabilidade de suas iniciativas.

As fundações analisadas neste capítulo têm o objetivo comum de mobilizar recursos em apoio a comunidades e organizações de suas próprias sociedades. Além da atividade de captação de recursos, elas consideram a mobilização de recursos um dos papéis fundamentais que desempenham. A escolha de uma entre as possíveis estratégias freqüentemente resulta de experiências e consultas realizadas por um indivíduo ou por um grupo empenhado nesse objetivo.

As estratégias geralmente são simples e flexíveis o suficiente para evoluírem e incorporarem novas abordagens com o passar do tempo. Elas são freqüentemente compartilhadas de forma bastante aberta e explícita. O envolvimento e a concordância entre os vários pÙblicos da fundação (Conselho, equipe, parceiros e doadores) costuma ser um dos componentes das estratégias bem-sucedidas.

  • Exemplo 1: Obtendo apoio para fortalecer a ação e a filantropia local
    Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (Moçambique)
  • Exemplo 2: Criando novos ativos para as ONGs através de uma abordagem mercadológica
    Fundación para la Educación Superior (Colômbia)
  • Exemplo 3: Criando uma ponte entre empresas e grupos ambientalistas
    Dana Mitra Lingkungan (Indonésia)

O que deve ser avaliado?

O desenvolvimento de uma noção clara sobre onde concentrar os esforços depende da capacidade de avaliar o ambiente onde se trabalha. Das fundações analisadas aqui, a maioria começou se fazendo as mesmas perguntas:

  • Que recursos são necessários?
  • Que recursos já estão prometidos à fundação? Quanto tempo e dinheiro a fundação pode investir na mobilização de recursos?
  • Quais são as tradições filantrópicas locais (individuais e empresariais)?
  • Quais são as tendências em assistência internacional (assistência oficial ao desenvolvimento, fundações privadas e ONGs)?
  • Em muitos países, a captação de recursos é uma atividade relativamente nova. Onde a fundação pode encontrar experiências e técnicas de captação de recursos?
  • Como o contexto mais amplo, as leis e regulamentações que dizem respeito ao setor sem fins lucrativos, por exemplo, afeta suas iniciativas?

Quais são os pontos fortes da fundação?

As fundações analisadas abaixo tentaram formular estratégias baseadas em suas vantagens comparativas. Essas fundações construíram nichos para si próprias, tirando partido de suas missões exclusivas e de seus relacionamentos com indivíduos e organizações. Algumas vantagens das fundações analisadas são:

  • Relacionamentos fortes com as comunidades e organizações locais
  • Capacidade de se relacionar com empresas e governos
  • Objetivo de mobilizar recursos de modo mais amplo, não apenas para si próprias
  • Acesso a fundos patrimoniais ou a outras formas de financiamento assegurado
  • Missões e objetivos convincentes que possam ser amplamente compartilhados
  • Sistemas de contabilidade que possam garantir que os recursos cheguem ao seu destino.

Quais são algumas das estratégias de mobilização de recursos?

As estratégias apresentadas neste capítulo foram eficazes no contexto particular em que surgiram. A lista não é de forma alguma completa.

  • Estimular a colaboração e o envolvimento das empresas de modo que elas possam melhorar sua imagem e ajudar a solucionar problemas ambientais (Dana Mitra Lingkungan -DML)
  • Usar a experiência e a habilidade em administração financeira da fundação para criar uma instituição de crédito com fins lucrativos (Fundación para la Educación Superior - FES)
  • Estabelecer parcerias com doadores internacionais para obter apoio ao fortalecimento da sociedade civil e à criação de tradições filantrópicas locais (Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade -FDC)
  • Criar um fundo patrimonial a partir de contribuições corporativas e individuais (todas as três organizações), de um mecanismo de conversão de dívida em favor do desenvolvimento (FDC) e/ou da receita obtida pela prestação de serviços (FES).