Fortalecendo a Capacidade do Beneficiário/Parceiro

Esta seção mostra dois exemplos do papel fundamental que as fundações podem desempenhar no fortalecimento da capacidade de seus beneficiários/parceiros através de assistência técnica e treinamento.

  • Exemplo 1: Apoio para o desenvolvimento de organizações comunitárias
    Social Change Assistance Trust (África do Sul)
  • Exemplo 2: Um programa de capacitação administrativa
    Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (Brasil)

Por que se envolver com a capacitação?

      Resumo

  • A capacitação das organizações da sociedade civil, especialmente das organizações comunitárias e das organizações não-governamentais (ONGs), é fundamental para a missão de várias fundações, sendo, assim, parte importante de seus programas de doação. Isso pode ser realizado de várias maneiras, que vão desde o fornecimento de assistência técnica e treinamento através dos funcionários da fundação até a concessão de doações a ONGs especializadas em oferecer suporte técnico ao setor sem fins lucrativos. Uma opção cada vez mais usada é a inclusão nas doações para organizações parceiras de fundos que permitam a elas contratar serviços de consultoria das organizações que melhor satisfaçam às suas necessidades. As organizações da sociedade civil geralmente encontram dificuldades em captar recursos para desenvolver seus próprios recursos humanos; sendo assim, o apoio de fundações pode ter uma importância fundamental.
  • As necessidades de treinamento são geralmente bastante diversas. Elas variam de habilidades gerais em desenvolvimento e administração organizacional a habilidades mais específicas relacionadas à área abordada pela organização beneficiária/parceira. Diferentes abordagens podem ser usadas para diferentes níveis de treinamento.
  • As fundações são geralmente aconselhadas a delegar a função de capacitação a uma ou mais organizações especializadas. É normalmente aconselhável que elas aproveitem a capacidade de treinamento de outras organizações nacionais ao invés de criar um setor interno abrangente de treinamento e assistência técnica. No entanto, é comum que os gerentes de programa da fundação conduzam treinamentos específicos para a administração do programa/projeto, como os relativos a monitoramento, avaliação e elaboração de relatórios.
  • A aprendizagem por troca de experiências é geralmente um elemento-chave na capacitação do setor sem fins lucrativos. As fundações podem proporcionar a beneficiários/parceiros que trabalham com programas relacionados a oportunidade de unir experiências e desenvolver novas abordagens para fortalecer suas próprias organizações e aumentar o impacto de seus programas. Essa aprendizagem por troca de experiência pode ser facilitada pelos funcionários da fundação, por consultores independentes ou por uma organização de apoio beneficiária.

Através das doações, as fundações estão se empenhando para alcançar ambiciosos objetivos econômicos e sociais. O sucesso das doações se deve em grande parte à capacidade das organizações que elas financiam. No processo de selecionar organizações beneficiárias, as fundações fazem uma avaliação da capacidade que cada organização tem de implementar o programa ou projeto proposto. Especialmente quando as doações são concedidas a organizações comunitárias ou ONGs locais, a avaliação freqüentemente identifica áreas que poderiam ser fortalecidas para que a organização aumentasse sua eficiência e sua eficácia em alcançar objetivos. Dentre essas áreas estão as de administração interna, como contabilidade e técnicas de elaboração de relatórios e as relativas à necessidade de desenvolver técnicas para criar vínculos com outros setores e à necessidade de desenvolver fontes sustentáveis de financiamento.

Assim, várias fundações planejam intervenções específicas em programas para ajudar as organizações beneficiárias ou parceiras a fortalecer sua capacidade em áreas como técnicas de administração institucional e de programa, técnicas de comunicação, especialização em captação de recursos e em criação de parcerias com outros setores.

Como as fundações podem fortalecer a capacidade dos beneficiários/parceiros?

Duas estratégias gerais usadas para fortalecer a capacidade são a assistência técnica e o treinamento (através de workshops ou cursos mais longos). Algumas das formas pelas quais as fundações vêm convertendo essas estratégias em atividades são:

  • Oferecendo, como parte de uma doação maior a uma organização, financiamento para o parceiro contratar assistência técnica em áreas como planejamento estratégico, desenvolvimento de equipe, captação de recursos e desenvolvimento do programa, realizar visitas a outras organizações e participar de cursos de treinamento, conferências ou estágios.
  • Concedendo doações a organizações de apoio selecionadas para capacitá-las a fornecer assistência técnica e treinamento a um ou mais dos seus parceiros ou facilitar uma variedade de programas semelhantes de aprendizado entre parceiros.
  • Mantendo sua equipe de profissionais com as habilidades necessárias para oferecer desenvolvimento organizacional e outros serviços de suporte técnico a organizações parceiras.
  • Fornecendo incentivos financeiros a seus beneficiários/parceiros como, por exemplo, o Esquema de Incentivo à Captação de Recursos do Scat, para que desenvolvam habilidades em determinadas áreas estratégicas.
  • Ajudando a conectar organizações da sociedade civil parceiras a fontes voluntárias de conhecimento técnico do setor empresarial privado em áreas como contabilidade e marketing.