Definindo Estratégias e Papéis

Esta seção examina como três fundações selecionaram estratégias e papéis para exercer a liderança na superação dos obstáculos ao desenvolvimento em suas sociedades. Ela explora a natureza complementar dessas estratégias.

  • Exemplo 1: Fortalecendo a sociedade civil
    Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (Moçambique)
  • Exemplo 2: Capacitando indivíduos e instituições para vencer a pobreza
    Fundación Esquel Ecuador
  • Exemplo 3: Buscando novas abordagens para o desenvolvimento econômico sustentável
    Foundation for a Sustainable Society, Inc. (Filipinas)

Que escolhas vitais precisam ser feitas ao selecionar estratégias e papéis?

    Resumo

  • As fundações podem tirar partido de sua independência para adotar estratégias criativas e inovadoras a fim de alcançar seus objetivos. Um desafio é certificar-se de que as estratégias estejam se consolidando mutuamente. Abaixo estão algumas das principais opções de estratégia discutidas no capítulo.
  • As fundações que buscam fazer a diferença em suas respectivas sociedades desenvolveram uma série de estratégias para fortalecer a sociedade civil e criar economias locais vibrantes. Essas estratégias incluem a concessão de doações, empréstimos, participações e garantias de empréstimo a organizações comunitárias, ONGs, indivíduos e instituições de pesquisa. O desafio é certificar-se de que, além de solucionar problemas específicos, as doações gerem novas soluções que tenham um potencial de impacto mais amplo. No caso das Filipinas, a estratégia selecionada foi proporcionar empréstimos e garantias de empréstimo a empresas comunitárias inovadoras que possam servir de modelo e serem amplamente copiadas. No caso da FEE, as doações para organizações comunitárias são concedidas como co-financiamentos e a fundação constrói uma rede entre "parceiros" para facilitar o aprendizado através da experiência.
  • Um enfoque na capacitação pode ser um complemento importante da doação para organizações comunitárias e ONGs. Todos os casos que examinamos seguem a estratégia de fornecer treinamento, assistência técnica e informações a ONGs e a outras organizações da sociedade civil como uma forma de aprimorar sua atuação. A FDC tomou a iniciativa de reunir ONGs nativas no plano regional e nacional e de fornecer assistência na criação de um Fórum Nacional de ONGs para promover os interesses do setor. A FSSI fornece serviços de apoio diretamente às empresas comunitárias parceiras ou as coloca em contato com fontes de informações e consultoria.
  • A união das organizações da sociedade civil com outros setores pode ser uma estratégia eficaz para provocar mudanças nas políticas pÙblicas. Como agentes independentes, as fundações podem, com freqüência, desempenhar uma importante função de liderança na reunião de organizações da sociedade civil para discutir e propor soluções para questões fundamentais relacionadas à sociedade. A FDC reuniu organizações sem fins lucrativos com representantes de empresas, do governo e do meio acadêmico para propor novas iniciativas políticas em diversas questões relacionadas a Moçambique no período de reconstrução pós-guerra. Dentre elas está o papel das ONGs e as políticas relacionadas à educação de meninas. No Equador, a FEE assumiu o risco de reunir diferentes setores para explorar formas de combater a corrupção na vida pÙblica.
  • As fundações podem desempenhar uma função importante no estímulo ao crescimento da filantropia local. As fundações são capazes de desenvolver abordagens criativas para mobilizar mais recursos filantrópicos de indivíduos e empresas nas suas próprias sociedades para programas de desenvolvimento econômico e social. Dentre elas estão o apoio à pesquisa, a disseminação das práticas filantrópicas e o fornecimento de suporte técnico aos funcionários e conselhos das fundações corporativas que desejem aumentar a eficácia de seus programas.

Depois que uma fundação define sua missão, visão e prioridades gerais de programa, ela tem de escolher um conjunto de estratégias para conseguir o impacto desejado. A análise das experiências de fundações revela um conjunto rico de estratégias desen-volvidas para atingir esse objetivo. A doação ou o empréstimo de recursos que permitam a outras organizações da sociedade civil responder a desafios e oportuni-dades é uma estratégia fundamental utilizada pelas fundações que selecionamos para serem analisadas nesta seção. No entanto, essas fundações também adotam outras estratégias complementares com a finalidade de atingir seus objetivos. Essas estratégias exigem que a fundação desempenhe outros papéis além do de doadora.

Todas as fundações têm de fazer escolhas críticas sobre as estratégias que vão usar e, por conseguinte, sobre os papéis que vão desempenhar dentro de suas sociedades. Aqui estão alguns exemplos:

  • As organizações da sociedade civil, organizações comunitárias e organizações não-governamentais (ONGs) têm a capacidade de implementar programas? Se não, que estratégias a fundação poderia adotar com a finalidade de aumentar a eficácia dessas organizações? (por exemplo, através do apoio a mecanismos de coordenação, melhor compartilhamento de informações ou novos programas)
  • A fundação precisa desempenhar algum papel na criação de novas organizações necessárias para abordar carências específicas?
  • Que papel a fundação deve desempenhar na otimização de recursos adicionais para resolver problemas atuais na sociedade e/ou evitar problemas futuros?
  • A fundação poderia liderar a reunião de agentes relevantes para planejar soluções para necessidades específicas?
  • A fundação poderia construir parcerias entre diferentes setores para implementar programas eficazes que abordem necessidades específicas?
  • A fundação deseja ajudar a tornar o setor pÙblico mais eficiente? Em caso positivo, como isso pode ser feito?

Como são feitas essas escolhas?

As várias estratégias possíveis e papéis disponíveis para uma fundação serão influenciados pelas necessidades e oportunidades identificadas, pela situação do setor sem fins lucrativos e pelo contexto econômico, social e político mais amplo.

Geralmente, a escolha de estratégias e papéis é feita com o tempo, como resultado de um processo contínuo de consulta geral que envolve o conselho, os funcionários e os possíveis parceiros.

Para mostrar como é feita a escolha de estratégias e papéis, nós usamos como exemplo as experiências de três fundações. Elas foram selecionadas em países com contextos sociais, políticos e econômicos variados, que influenciaram as escolhas feitas; por exemplo, diferentes níveis de desenvolvimento da sociedade civil. As experiências indicam que em países como Moçambique e Equador, onde existem poucas fundações, a demanda para que essas fundações desempenhem diversos papéis em resposta às várias necessidades é provavelmente enorme. Nas situações em que os mecanismos de apoio a organizações da sociedade civil são fracos, a fundação provavelmente também desempenha um papel de liderança no fortalecimento da capacidade do setor como um todo. Os casos mostram que, nesse contexto, tanto a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), de Moçambique, quanto a Fundación Esquel Ecuador (FEE) responderam desenvolvendo uma série de estratégias para abordar as necessidades não atendidas em suas sociedades e desempenhando vários papéis na implementação dessas estratégias.

Por outro lado, o setor de fundações nas Filipinas é grande e diversificado, refletindo uma sociedade civil mais ampla. Isso significa que instituições como a Foundation for a Sustainable Society, Inc. (FSSI) têm sido capazes de se concentrar em suas missões de forma mais estrita que as suas correspondentes no Equador e em Moçambique. Elas ainda se defrontam com várias outras escolhas que dizem respeito às estratégias a serem adotadas para cumprir suas missões e objetivos.

Que tipos de estratégias as fundações selecionam?

As três fundações, FEE, FDC e FSSI, adotaram várias estratégias em comum para desenvolver suas respectivas missões. Fornecer recursos financeiros (através de doações e outros mecanismos) a organizações sem fins lucrativos, organizações comunitárias e individuais com a finalidade de capacitá-las para desenvolver projetos específicos é uma das estratégias comuns a todas. Outros papéis que uma ou mais delas desempenham envolvem exercer liderança através de ações como:

  • Reunir a sociedade civil e outros setores para desenvolver soluções para problemas sociais e econômicos específicos
  • Formar parcerias entre setores para implementar programas de ação ou influenciar a política governamental
  • Promover a filantropia individual e corporativa
  • Desenvolver a capacidade das organizações para aumentar a autoconfiança econômica da comunidade.

A FEE é um bom exemplo de como uma fundação pode desempenhar um papel de liderança em nível nacional através de uma variedade de funções e estratégias mutuamente consolidadas. Uma de suas metas, por exemplo, é apoiar o debate pÙblico sobre questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social, com o objetivo de criar um consenso sobre o que precisa ser feito. Uma estratégia usada por ela para alcançar essa meta foi criar um Fórum de Cidadãos que reunisse líderes da sociedade civil e representantes do governo e do setor privado para discutir as necessidades e opções de políticas. A proposta de criar uma Comissão Anticorrupção que incluísse representantes de todos os setores da sociedade surgiu a partir desse fórum e foi posta em prática pelo governo. A Esquel lidera o fórum e providencia todos os serviços administrativos necessários, autorizando pesquisas, disseminando as decisões e recomendações do grupo para outros grupos relevantes e seguindo as recomendações.

Outra meta da Fundación Esquel é formar lideranças jovens capazes de influenciar a política nacional. Tendo em vista esse objetivo, a Esquel promoveu fóruns de jovens em todo o país para discutir suas necessidades. Essa série foi concluída com um encontro nacional onde os participantes apresentaram recomendações para as políticas relacionadas à juventude aos candidatos à presidência. Essas discussões também ajudaram a Esquel a identificar questões a serem abordadas nos programas de doação. Elas resultaram na concessão de doações a organizações que trabalham para o desenvolvimento comunitário através de jovens voluntários, na criação de um programa de crédito, assistência técnica e capital de risco para jovens empreendedores e na atenção ao desenvolvimento de programas de geração de renda para jovens nas regiões mais carentes do sul do Equador. Como estratégia complementar, a fundação também criou um Conselho Consultivo de Jovens interno para orientar seu Conselho.

Prioridades e Operações dos Programas