Formando a Equipe da Fundação

 

This Seçõe examines how a professional staff is hired and developed so that they can effectively carry out the foundation's programmatic and administrative responsibilities. In the first case, the role of the Executive Director is examined. The second examplExemplores the well-developed personnel systems of the Foundation for the Philippine Environment (FPE).

  • Exemplo 1: A função de um Diretor Executivo
    Fundación Esquel Ecuador
  • Exemplo 2: Sistemas de pessoal
    Foundation for the Philippine Environment

É necessário ter uma equipe profissional?

      Resumo

  • Um fundador que deseje desempenhar esse papel, que tenha capacidade comprovada para isso e que tenha conquistado a confiança do conselho pode ocupar com eficiência um cargo na equipe executiva. No caso da Fundación Esquel Ecuador (FEE), o Conselho decidiu indicar o líder do principal grupo de fundadores da FEE como Diretor Executivo. Seu empenho, energia e visão foram demonstrados em trabalhos anteriores e durante a formação da FEE. Eles acharam desnecessário procurar um Diretor Executivo que ainda não estivesse familiarizado com a visão da FEE.
  • Um sistema de pessoal bem desenvolvido pode facilitar o processo de contratação de funcionários a longo prazo. As descrições detalhadas de cargos usadas pela FPE ajudam a definir com clareza a função de cada membro da equipe e suas responsabilidades. Isso facilita o processo de substituição quando há saída de membros da equipe.
  • Os planos de desenvolvimento da equipe podem ajudar a levantar o moral da equipe e a aumentar sua qualificação em áreas onde há carência de conhecimento especializado. Um sistema de desenvolvimento da equipe como o da FPE permite que os funcionários adquiram novas qualificações em áreas carentes de conhecimento especializado e aprimorem as habilidades já existentes. Isso pode ajudar a fortalecer os membros da equipe e proporcionar o seu crescimento profissional dentro da FPE, reduzindo a taxa de rotatividade de funcionários.
  • Um sistema de avaliação da equipe pode ajudar a melhorar as relações entre os supervisores e os funcionários. O sistema de avaliação da equipe da FPE possibilita que os funcionários reflitam constantemente sobre seu desempenho e suas relações com colegas, supervisores e subordinados, o que contribui para melhorar as condições de trabalho e levantar o moral da equipe.

É possível para os doadores financiar projetos sem investir recursos no recrutamento e treinamento de uma equipe profissional. Eles podem contratar consultores em meio expediente e/ou contar com o apoio de voluntários. Um argumento a favor dessa abordagem é que ela pode diminuir as despesas administrativas.

As fundações que examinamos nesta seção, no entanto, decidiram recrutar e treinar uma equipe profissional por acreditarem que com isso são capazes de administrar melhor os recursos e aumentar seu impacto. Essas fundações acreditam que os benefícios à sua capacidade de identificar e oferecer apoio a programas fortes e causar impacto a longo prazo superam uma possível economia em despesas administrativas.

Quais são os funcionários necessários a uma fundação?

Em muitas organizações, o conselho (muitas vezes trabalhando junto com um chefe de equipe) decide que funcionários serão necessários à fundação. Depois do diretor da fundação ter sido designado, muitos conselhos transferem a contratação da equipe para essa pessoa. Embora continuem envolvidos em questões de contratação mais amplas (políticas e relativas ao crescimento da organização), eles raramente assumem uma função no processo de contratação. Ainda que as funções específicas e os títulos dos membros da equipe possam variar significativamente, todas as fundações abordadas neste capítulo preencheram os seguintes cargos:

  • Diretor da fundação: várias fundações concentram a função de comando em uma só pessoa, mas esse papel também pode ser dividido entre dois indivíduos. As três fundações deste capítulo empregam também um "diretor executivo".
  • Equipe dos programas: dependendo da estratégia de concessão de financiamento de uma fundação, a equipe dos programas contribuirá com uma série de habilidades, incluindo familiaridade com as áreas geográficas em que a fundação trabalha e conhecimento profissional das áreas temáticas relevantes para a fundação.
  • Equipe financeira: geralmente inclui um contador
  • Equipe de comunicações: às vezes combinada a uma pessoa da área de captação de recursos
  • Equipe de captação de recursos: as funções são geralmente compartilhadas com a equipe do programa
  • Equipe administrativa.

Essa equipe cuida dos problemas diários de uma fundação e assegura que as intenções do conselho sejam realizadas. Ela também oferece assistência contínua ao conselho e aos comitês do conselho. Os candidatos a cada cargo são selecionados com base nas necessidades da fundação.